Cuidados com o template do blog

| 21 Comentários

Todo cuidado é pouco!
Imagem: Colégio Magno

O template é a cara do seu blog, como os visitantes o veem (sem acento!). Então, a aparência é muito importante para os blogs. Um template mal feito e/ou cheio de imagens e JavaScript pode fazer um visitante nunca mais voltar ao seu blog.
Pensando nisso, selecionei alguns cuidados que você que, como eu, faz o seu próprio template deve tomar:

Cuidado com o tempo de carregamento!

Como eu já disse em “Medindo o tempo de carregamento do seu blog/site”, um blog pesado “espanta” visitantes impacientes. Então, tente deixar o seu template o mais leve possível.

Se o seu blog for de imagens, como por exemplo, o ClickImagens, seu template não pode ser muito “pesado”, pois, adicionando as imagens, seu blog demorará mais ainda para ser carregado.

Se o seu blog tem muitos scripts JavaScript, além de deixar o carregamento lento, dependendo da quantidade de scripts e do computador do visitante, pode até travar o navegador do visitante, o que faz muitos visitantes leigos acharem que seu blog contém vírus e nunca mais voltarem.

Resumindo, quanto mais imagens e scripts seu blog tiver, mais demorado será o carregamento.

Dica: Se você usa o Firefox, utilize o Firebug para verificar o seu blog.

Cuidado com o tamanho da tela!

Com o lançamento de monitores widescreen e monitores com mais de 17", a visualização das páginas da web ficaram diferentes.

Se você usa um monitor de 22" com resolução 1600x1200 e o seu visitante usa um monitor de 15" com resolução de 1024x768, o que seria o certo? E como ficariam os monitores Widescreen?

A resolução mais usada atualmente é 1024px x 768px, independente do crescimento das vendas dos monitores widescreen. Mas para piorar, a venda dos “netbooks” vem aumentando e estes usam resolução 800x600.

Dicas: Faça o seu template com 780px a 1000px de largura e lembre-se de centralizar a página, para que os visitantes que usam monitores widescreen vejam a sua página corretamente.

Cuidado com a compatibilidade entre navegadores!

Com o Internet Explorer perdendo espaço para o Firefox e agora, para o Chrome, fica ainda mais difícil fazer um template compatível com todos os navegadores. Então, quando for fazer o seu template, estude, procure problemas de compatibilidade e tente fazer um template compatível com todos os navegadores, afinal, colocar “Esse blog é melhor visualizado no Firefox” é coisa de preguiçoso...

Dica: Use o BrowserShots para ver como fica seu template em outros navegadores e resoluções.

Cuidado com os anúncios!

Bem, por último, mas não menos importantes, estão os anúncios. Estes, que garantem a nossa vida como blogueiros (ou não), podem atrapalhar a navegação e, por alguns, podem ser vistos como vírus. Então, cuidado com o local que você irá colocar os anúncios, porque eles podem estragar o layout.

Anúncios misturados ao conteúdo do blog para serem confundidos com links internos são uma maneira muito apelativa de ganhar dinheiro. Não faça isso. Deixe claro aos visitantes para que servem os seus anúncios.

Mais chatos que os anúncios em locais inapropriados, são os anúncios em forma de pop-up e pop-under, que são aquelas janelinhas que abrem quando se carrega uma página. Mesmo sendo uma maneira mais fácil de ganhar dinheiro, é uma coisa que faz seus visitantes nunca mais voltarem.

Aproveite e veja como ficariam os blogs famosos sem publicidade.

Bem, essas foram as dicas. Dúvidas, críticas e sugestões, deixe nos comentários.

21 comentários [Comente também!]:

Anônimo disse:

Vc também poderia ter citado dicas para o Blog carregar mais rápido, tais como ñ deixar espaços em branco no HTML, limite de postagens na página inicial essas coisas!, mas tá muito bom!

O Phoda é que o Firebug é permitido para poucas versões do Firefox!

--
AndersonZ1.

SemNome disse:

@Anderson, boas dicas. Esse pode ser um assunto até para um post futuro...

Eu raramente uso o Firefox, ainda sou tradicionalista e prefiro o IE. A versão do Firebug que eu uso funciona corretamente com o Firefox 3.10.

[]'s
SemNome

disse:

Lindo, socorro!!!
As meninas estão me mandando e-mails dizendo que não estão conseguindo entrar no meu blog, pq o internet explorer diz que não pode abrir...
Aff....
O problema é que a maioria das meninas usam o IE e se vc falar em mudar de navegador, parece que estou falando palavrão e ninguém tem que fazer isso por mim, certo???
O que fazer se o internet explorer diz que não pode abrir meus blogs??? Ah... fiz um teste e o windows diz que o problema não é no meu pc... O que fazer, pois usei o IE para testar e aqui tbm me enviaram a mesminha resposta???
Aguardo sua ajuda...
Bj

SemNome disse:

@Lê, Eu abri os seus dois blogs com o Internet Explorer e funcionaram corretamente. Se o problema continuar, tente procurar problemas em seus widgets.

[]'s
SemNome

disse:

Como assim??? Sei o que são os widgets, mas como procurar problemas com eles??? Falou japonês!!! rsrsrs
Perdoe a ignorância, tá... mas não sei mesmo como fazer.... Bjsssssss

SemNome disse:

@Lê, Abra o bloco de notas, copie o conteúdo de um widget e cole no bloco de notas. Exclua o widget que você copiou. Caso continue dando erro, adicione o widget que você havia excluído e faça o mesmo que você fez, só que com outro widget. Faça isso com todos os widgets HTML/Javascript do seu blog.

[]'s
SemNome

disse:

Uau!!! Haja saquinho, hein... rsrsrs
Brigadim, tá... vamos ver se aturma continua reclamando... então...
Bfds e milhões de bjsssss

disse:

Oi!!! Olha eu aqui de novo!!! Bem, resolvi tirar aquele monte de selinhos rolando numa cx no blog e resolvi colocar o gadget lista de blogs... Só que eu queria colocar uma imagem pequenina antes do nome de cada blog... algo tipo um coraçãozinho e depois os nomes, porque o que há lá é o símbolo do blogspot... omo fazer isso??? Será que me fiz entender???
Obrigada, mais uma vez!!!!
Bjs

SemNome disse:

@Lê, tente usar tags <li> e CSS. Talvez isso te ajude: http://maujor.com/tutorial/listtut.php.

[]'s
SemNome

disse:

Tendi não... olha só... essa lista já é um gadget pronto do blog, vc add om gadget e aparece teus amiguinhos e vc ainda escolhe se quer em ordem alfabética ou se por ordem de posts... Só que vc pode escolher se quer a imagem do blogspot antes ou não... ah... sei lá... abafa... rsrsrsrs
Vlw!!!!!!!!!!!!!
Bjsssssss

SemNome disse:

@Lê, então use o CSS...

disse:

Amigo, vc por acaso notou diferença nas postagens do draftblogger??? Sumiram todas aquelas opções de postagem... cores, letras, visualização... sabe de alguma coisa??? Foi de ontem pra hoje... Não consigo nem centralizar minhas postagens... Só aparecem 2 opções: Editar html e Escrever...
Help!!! Preciso saber se é só comigo....
Bjssssssss

SemNome disse:

@Lê, eu abri com o Mozilla Firefox, não apareceu nada, nem funcionou.
Eu abri com o IE e deu erro de script. Tente usar o blogger convencional, que ele funcionará.

[]'s
SemNome

disse:

Como volto para o convencional??? Me ensine, pfvr!!! Bjsss

SemNome disse:

@Lê, vá em http://draft.blogger.com/home e desmarque "Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão".
Após isso, basta entrar em http://www.blogger.com/home.

[]'s
SemNome

disse:

Lindo, eu já lhe disse que sou sua fã hoje??? Não??? Pois vou DECLARAR EM ALTO E BOM SOM LÁ!!! É pra já!!! Eu tinha desmarcado, mas não acontecia nada... até procurei no html se tinha algo que teria que tirar....
Obrigada!!!
Tô indo cumprir minha promessa!!!
Bjssssss

disse:

Postei lá meu anjo!!! Que bom poder postar do meu jeitinho... mas o que será que aconteceu???
Bfds e milhões de bjssssssss
Ah... fala pra sua mãe que o filhão dela é dez!!!!
Fuiiiiiiiii...........

SemNome disse:

@Lê, obrigado. Foi bom poder ajudar.

[]'s
SemNome

val disse:

Boa tarde, gostei muito do seu blog que já estou seguindo.Parabéns!
Muito bacana estas dicas.
Sou blogueira de primeira viagem, estou aprendendo, tentando melhorar e eu sei que eu posso, e vou conseguir.Só preciso que as pessoas que já passaram pelo que estou passando(tentando entender a linguagem de blogiera)me ajudem, e já de cara estou solicitando a sua ajuda: eu quero mudar a minha url, posso? não vou ter problemas futuros?
muito obrigada,
abraços!

SemNome disse:

@val, o início é difícil mesmo, mas persista. E quanto a url, pode sim. Mas atenção: se você for mudar para um domínio próprio, o Blogger irá redirecionar seu blog. Caso mude de endereço, mas continuar com um ".blogspot.com", o visitante não será redirecionado; então, se for mudar de blogspot.com para blogspot.com, é melhor mudar antes de ter qualquer PageRank do que perder o PageRank quando for mudar o endereço do blog.
E obrigado pela apreciação.

[]'s
SemNome

concentrado disse:

A minha grande vontade e aprender criar meus proprios templates. Essas suas dicas são extremamente válidas, quando eu não tinha ainda meu blog quando entrava em um blog que demorava pra carregar eu pulava fora ninguém tem paciência pra esperar. Valeu pela informção será de grande importância

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:

  • Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais
  • Não serão permitidos comentários com conteúdo referente à pirataria
  • Os comentários devem ter ligação direta com o assunto
  • Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs.
  • Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID
  • O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras
  • Os comentários não refletem a opinião do autor do blog
  • O autor do blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes