Manter um blog atualizado é bom. Tanto para o blogueiro quanto para quem segue o blog. Recentemente, descobri que o horário pode influenciar na quantidade de visitas da postagem. Isso porque existem horários que os visitantes usam mais a internet. Veja os fatores:
Horários de Pico
Os horários que os Visitantes mais visitam a internet podem ser os melhores horários para postar, porque:
- É nessas horas que eles abrem os e-mails, twitter e leitores RSS. As postagens mais recentes aparecerão primeiro, então você tem mais chances de receber mais visitas.
- São os horários que os internautas – que estudam ou têm empregos – estão livres
Então, se os seus artigos forem postados pouco antes dos horários de pico, você terá mais chances de ganhar visitantes.
Feeds e Redes Sociais
São estes os principais meios que te darão visitas quase instantâneas. Veja algumas redes que você deve usar:
- Twitter – Já que existe a Timeline, se você ‘twittar’ na hora certa, seu post terá mais chances de receber visitas.
- Dihitt – Submeta a sua notícia no Dihitt e receba visitas
- BlogBlogs – No BlogBlogs, aparecem os posts recentes na Home. Então, basta aparecer naquela lista para receber mais visitas
Os problemas
Como nem tudo são flores, isso também tem problemas:
- Vários outros blogueiros estarão fazendo a mesma coisa que você, então a concorrência é maior.
- Ficará mais difícil de aparecer em timelines do Twitter, já que a maioria dos ‘twitteiros’ também estará postando.
- Se o seu público-alvo é formado de blogueiros, eles podem estar escrevendo, então não lerão o seu blog.
Os horários
Agora que você já sabe um pouco sobre os horários de pico, vamos saber quais são eles:
- 12:00 – A partir das 8:00, as visitas começam a subir. Às 12:00, as visitas chegam a um número mais alto, e isso dura até as 15:00
- 18:00 – O melhor horário, todo mundo chegando do trabalho e ligando os computadores. Isso dura, em média até as 21:00.
Os horários que eu recomendo que seus posts sejam publicados:
- 9:00 a 11:00 – Antes do primeiro horário de pico, pois os usuários entrarão logo depois de você postar
- 16:00 a 18:00 – Antes do segundo horário de pico, para os seus visitantes já encontrarem o conteúdo quando entrarem no seu blog
E os horários que eu não recomendo que você poste:
- Entre 1:00 e 07:00 – nessa hora, a maioria dos internautas está dormindo. Não poste nessa hora. Se você só tiver esse horário para postar, deixe programada a postagem para mais tarde.
E se não puder escrever nesses horários?
Escreva em outros horários – recomendo que escreva assim que acordar, pois a mente trabalha melhor – e programe a sua postagem para um dos horários recomendados.
PS 1: dependendo do público-alvo, os horários mais visitados podem variar. O melhor a se fazer é analisar os seus horários de pico para saber o que é melhor para o seu blog.
PS 2: E essas dicas são mais valiosas para quem publica seus posts em redes sociais e quem tem muitos assinantes de feed. Se você posta apenas para ser indexado nos motores de busca, não adianta se você escreve às 03:00 ou às 17:30.
4 comentários [Comente também!]:
O melhor horário é a partir das 10 da manhã para mim... Inclusive o que me impressiona é que após as 11 da noite ainda tem muita gente fuçando pela internet...
Valeu pelo post!
bjs
Visite sempre: http://irresistiblementblog.blogspot.com
Nossa, nunca tinha parado pra pensar nisso, mas faz todo o sentido sim ! Lógico que tem horários de pico em que as pessoas entram mais.. No meu caso como internauta, o melhor horário é... o dia TODO ! heheh Fico online todo o tempo, então não tem preferência !! =] msa pra algumas pessoas tem sim.
Voce levantou um assunto realmente importante. Principalmente quem divulga em redes sociais como Twitter, o horário é fundamental para atingirmos a maior quantidade de pessoas.
Parabéns.
Muito criativo o post, você tem toda razão, temos que pensar nisso, quando divulgo um post saindo do forno no twitter, entre 11:00 e 12:00 recebo mais visitas! Com certeza isso é verdade! Para falar a verdade, nunca pareipara pensar nessa idéia, mas vc tem tod razão! Abs!
Postar um comentário
Antes de comentar, leia: