Você já ouviu falar no termo guest post? Ele se refere às postagens de um blog que são escritas por outro escritor (guest = convidado).
E por que eles têm importância? Não são artigos como quaisquer outros?
Não. Eles não são. E você vai descobrir assim que ler os motivos:
Motivo 1: Os blogs do seu nicho não são seus concorrentes
Você não deve tratar blogs do mesmo nicho que o seu como concorrentes. Eles são amigos, que irão te ajudar a crescer como um blogueiro.
O conteúdo desses blogs poderá complementar o seu e servir de base para novos artigos. Além disso, os leitores deles procuram pelo mesmo conteúdo que você escreve.
Motivo 2: Você não irá perder conteúdo
Se você se perguntou “Por que eu deveria escrever um artigo para um blog se eu posso escrever para o meu?”, eis a resposta: você não perderá um artigo: você ganhará mais leitores com isso.
Você não necessita escrever algo que nunca foi dito em nenhum lugar, basta apenas escrever algo que aquele blog não tenha. Você pode escrever uma lista exclusiva, algo como uma compilação de tudo que está relacionado ao nicho.
Motivo 3: Seu conteúdo estará disponível para todos os leitores deste blog
Pense assim: se seu blog tem 1000 assinantes de feed e o blog para qual você vai escrever tem 2000, no mínimo 1000 desses são leitores em potencial.
Ao escrever para esse outro blog, o seu artigo – com seu link – será visto por esses possíveis leitores. Se o seu texto conseguir convencê-los, eles visitarão o seu blog em busca de conteúdo semelhante.
Motivo 4: Links externos
Você ganhará pelo menos um link externo para seu blog, provavelmente sem o atributo “nofollow”. Isso te ajudará com SEO, aumentando o Page Rank e a importância do seu blog para o Google: já pensou em seu blog ganhando um link num blog Page Rank 5 ou 6?
Convencido das vantagens de escrever um guest post? Que tal aprender a escrever um? Confira as dicas:
Dica 1: Não explore
Se você escrever um artigo como se fosse de seu blog e encher de links para artigos de seu blog, o dono desse blog pode acreditar que você escreveu apenas para ganhar vários links para seu blog.
Adicione o seu link apenas na área de “Autor”, no final do post. Ou melhor: mande seu link e deixe que o dono do blog coloque como ele achar melhor. Isso mostrará ao dono do blog que você não está louco por links, e sim por compartilhar conhecimento.
Dica 2: Não escreva artigos curtos
Confira quantas palavras, em média, o blog para qual você visa escrever tem nos seus posts.
Se o blog geralmente tem artigos com 1000 palavras, não escreva um artigo com menos de 500.
Você não teria o artigo postado nesse blog, perdendo seu tempo escrevendo.
Dica 3: Não escreva um artigo que já existe no blog
Tenha certeza de que o artigo que você irá escrever não tem uma versão semelhante no blog visado. Se já existir,
Dica 4: Seja impessoal
Não use a primeira pessoa do singular! Evite frases como “Como eu já disse” ou “como eu tenho feito em meus blogs”: os leitores do blog provavelmente não conhecem o seu e não conhecem você.
Ao escrever em primeira pessoa, o leitor pode achar que quem escreveu foi o dono do blog, não você.
Esses foram os meus motivos e dicas para escrever um guest post. Qual a sua opinião sobre esse tipo de postagem?
2 comentários [Comente também!]:
Estranho, nenhum comentário?
Devem ter sido moderados!
Bem, realmente um guest post tem essa façanha de estreitar também os laços entre dois blogs, pois além da visibilidade, podemos nos tornar parceiros em projetos.
O ideal para acrescentar, seria convidar a pessoa, dona do blog onde foi inserido conteúdo, a também marcar presença no seu blog.
Um abraço
Eu achava alguns blogs que tem o mesmo assunto que o meu concorrentes, a um tempo atras só estava querendo postar minhas postagens "únicas" mas mudei, graças. Concordo com o luciano que a ideia de Quest post foi super boa para formar além de parceiros mais também amigos de projetos, sou novo nessa de blog mais amo muito e vou tentar o Quest post.
Eu não postava comentários em outros blog também mais mudei meu conceito, legal seu blog, muito obrigado, Abraços.
Postar um comentário
Antes de comentar, leia: