Erros comuns a blogueiros iniciantes

| 9 Comentários

Logotipo do BloggerLogotipo do Blogger

Ao começar a blogar, todos os blogueiros iniciantes cometem erros que, apesar de simples, podem implicar na desistência da ‘profissão’. Eis aqui alguns erros:

Não ter um conteúdo definido » Escrever sobre Linux, Windows, PHP, JavaScript, moda, cachorros, bijuterias, música, computadores, Photoshop, downloads... O que você quer para o seu blog? Qual o seu foco de leitores? Você não pode criar um site infantil e postar uma revista Playboy.

Divulgar seu blog antes dele ter conteúdo » Esse foi um erro que eu também cometi. Assim que o SemNome entrou na rede, eu postei uns 3 artigos e saí publicando links em Orkut, Fóruns e outros blogs. O que você acha que aconteceu? Simplesmente, os visitantes, ao verem que não tinha conteúdo algum, fecharam a página e nunca mais voltaram.
Então, quando começar a divulgar o seu blog, tenha certeza de que ele tenha conteúdo suficiente.

Querer sucesso imediato » Um blog não faz sucesso de imediato. É necessário ao menos 3 meses para o blog ter uma boa quantidade de visitantes. E nesses 3 meses, coloque bastante conteúdo no seu blog. Assim, quando você tiver uma boa quantidade de leitores, estes voltarão para ler mais coisas.

Pensar que vai ficar rico com o blog instantaneamente » Um blog não vai te dar fama, muito menos dinheiro fácil. Pior ainda, se você quiser isso antes dos “3 meses de crescimento”.
Se você parar de postar, ninguém vai visitar o seu blog. Então não faça isso.
Então, se interesse no conteúdo do seu blog. Depois disso, você pode começar a ganhar dinheiro com o blog.

Escolher um nome complicado para o blog » Se você quer blogar sério, é necessário um bom nome pro seu blog. Colocar algo parecido com “fernandosilva-do-bar-da-esquina.blogspot.com”, tendo a oportunidade de colocar “fernandosilva.com” é uma certeza de que poucos visitantes voltarão, já que não decorarão o endereço.
Se você tiver uns 10 reais livres, você pode registrar um domínio .com (não é caro, é menos de 3 centavos por dia).

Colocar um contador de visitas à mostra no blog » Se um visitante entra no seu blog e vê um número de visitantes de dois dígitos, ele vê que seu blog não é bem visitado e nem continua lendo. O povo gosta de coisas populares.

Escrever como se estivesse numa conversa do MSN » “Vc naum entemdi uq nois fala se fala axim”. Miguxês e abreviações inexistentes não são indexadas pelo Google e ficam ruins de serem lidas pelos visitantes.
Você pode entender o que você escreve, mas nem todo mundo entende.

Postar irregularmente » Postar uma vez por semana, ou postar 5 postagens em um dia e depois ficar 10 dias sem postar fará com que você perca muitos dos seus visitantes. Isso eu garanto.

Pedir visitas como se estivesse pedindo esmola » Pedir links é totalmente errado. Você pode deixar links em campos de comentários onde tem “seu site:”, mas deixar seu link abaixo de comentários  é um erro.

Copiar conteúdo de outros sites » Plágio é crime. E os visitantes não lerão os seus posts, já que podem ler nos blogs onde foram postados os artigos originais. Os motores de busca, como o Google e o Yahoo, tratam posts assim como conteúdo duplicado, diminuindo o número de visitas de seu blog, já que cerca de 60 a 70% dos visitantes vêm do Google.

Usar o estilo padrão do CMS » Usar o Minima no Blogger ou o Wordpress Default no Wordpress é o mesmo que condenar o seu blog. Os visitantes, ao verem o blog com o estilo básico, mesmo que seu blog tenha um bom conteúdo, ficam achando que seu blog é um blog muito simples a ponto de não ganhar visitas.

Leitura Recomendada: Blosque – Começando a blogar

9 comentários [Comente também!]:

alison disse:

Gostei brother,varias dicas principalmente pra mim q começei com um blog faz pouco tempo,você ajuda muito,Valeu.
Viu eu tenho uma duvida,é que quando faço o upload de uma imagem no image shack nao acho o advanced link,ce tiver como ajudar agradeço.

SemNome disse:

O Imageshack alterou o local do "advanced linking" para o topo, com fonte grande e fundo marrom.
[]'s
SemNome

Anônimo disse:

Parabéns pela organização e didática! Se todas as pessoas que se dispõem a ajudar, tivessem essa clareza na exposição dos temas, muita coisa estaria funcionando muito bem na Net.

Rocha

Helô Müller disse:

Ulá lá lá !! Mais dicas valiosas, e já errei, pelo jeito, quando deixei no comentário anterior de outro tópico o adress do meu Blog, crente que estava agindo super certo !!
É mole ?? rs
Não entendi na minha "santa ingnorância" a dica de "Usar o estilo padrão do CMS" ...
O que é CMS ?? não faço a menor idéia ... rs
Obrigada + uma vez por tudo !
Helô

SemNome disse:

@Helô, CMS é o acrônimo de Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
O CMS que você utiliza é o Blogger, então, a dica seria para não usar templates como o Minima, que são padrões do Blogger (CMS).
[]'s
SemNome

Helô Müller disse:

Futucando por lá, verifiquei que o modelo do meu é justamente o minima black ! E agora ? rs

SemNome disse:

@Helô, não precisa mudar o template, basta apenas personalizá-lo.
No UsuárioCompulsivo você aprende como personalizar o seu template.
[]'s
SemNome

Helô Müller disse:

Se não for pedir demais vc poderia me passar o link correto sobre o assunto ?? Fui lá agora e cliquei num tópico "Templates" mas que fala sobre post revista ... é isto mesmo ??
Tou aproveitando que está on ! rs

CORTEYGRIF disse:

Muito interessante e util este post
para iniciantes.
Tive muitas dificuldades ha 3 anos atràs
quando iniciei o blog,mas pouco a pouco
vamos aprendendo.
ROSA

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:

  • Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais
  • Não serão permitidos comentários com conteúdo referente à pirataria
  • Os comentários devem ter ligação direta com o assunto
  • Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs.
  • Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID
  • O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras
  • Os comentários não refletem a opinião do autor do blog
  • O autor do blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes