Todos (ou quase todos) computeiros usuários de computador gostam de coisas personalizadas. Mas poucos sabem como personalizar alguma coisa além do papel de parede do Windows.
Nesse tutorial irei ensinar a personalizar os seus dispositivos de armazenamento removíveis (pen drives, cartões de memória, CDs/DVDs de dados, MP3, MP4, MP18...), colocando um ícone neles.
Para começar, você deve ter um ícone (Aprenda a criar ícones) e o Bloco de Notas (isso seria necessário avisar?) no computador. Tendo isso, vamos ao tutorial:
Passo 1: Copie o ícone para a raiz (local principal, fora de todas as pastas) do seu dispositivo (Use o Ctrl+C e o Ctrl+V)
Passo 2: Abra o Bloco de Notas (Iniciar - Acessórios - Bloco de Notas ou Iniciar - Executar - Notepad)
Passo 3: Com o Bloco de Notas aberto, digite:
[autorun]
icon=nomedoicone.ico
Nota: Lembre-se de substituir nomedoicone.ico pelo nome do seu ícone.
Passo 4: Salve o arquivo com o nome autorun.inf na raiz do dispositivo, ou seja, na mesma pasta do ícone.
Nota Importante: Quando for salvar o arquivo, em “Tipo”, escolha “Todos os arquivos (*.*)”. Se você escolher “Documentos de texto (*.txt)”, não fincionará.
Passo 5: Feche a janela e remova o dispositivo. Após isso, coloque-o novamente e confira se deu certo.
Dica: Você pode usar o ícone em seus pen drives como um alerta de vírus: Se ele estava aparecendo e não aparece mais, significa que foram excluídos o arquivo do ícone e/ou o autorun.inf. Os vírus usam o recurso do AutoRun para se propagar. Então, eles excluem o autorun.inf que você colocou lá.
Dica 2: Lembre-se de ir em propriedades do ícone e do autorun e colocá-los com o Atributo “Oculto”. Assim, ninguém vai excluí-los por acidente.
Bem, é só. Bem mais fácil do que você achava, não? Espero que tenham gostado.
2 comentários [Comente também!]:
A Parte mais dificil é criar o icone =D
Boa Dica Cara
Parabéns pelo blogue, e por disponibilizar tantas informações necessárias para os usuários de computador...são inumeros recursos e detalhes, que apenas quem sabe pode nos fornecer. Obrigado! Abraços fraternais, Guida Linhares
Postar um comentário
Antes de comentar, leia: