Templates: Beleza ou Simplicidade?

| 1 Comentário

Template bonito vs SimplesUm template Bonito ou um Template Simples?

Um template bonito é o que todo blogueiro quer. Não é muito difícil achar vários blogs com o mesmo template, baixado de algum lugar e sem personalização. Também não é muito difícil encontrar blogs que utilizam templates padrão do Blogger/Wordpress.

A beleza é essencial para o template de um blog. Mas, se o blogueiro exagerar, pode deixar o layout do blog confundindo os visitantes e garantir que o retorno dos mesmos não aconteça. Se utilizar um template padrão, sem personalização alguma, o visitante sairá do blog com a impressão de que ele não vale nada.

Então, seu blog precisa de um novo template? Usar um template bem bonito, pesado e complicado ou usar um template feio, leve e de fácil navegação? Analise e tire suas próprias conclusões:

O meu template precisa ser mudado?

Essa é a principal questão: seu template é bom ou não? O que seus visitantes pensam quando o veem? Para isso, siga as dicas:

~> Analisando

Analise os seguintes pontos para saber se seu template é ou não bom para seu blog:

- Taxa de Rejeição do blog

A taxa de rejeição do blog significa quantos visitantes entraram no seu blog e saíram na primeira página que entraram (nenhuma visita a mais). Para ver a sua taxa de rejeição, você pode usar o Google Analytics: se a sua taxa de rejeição for acima dos 60%, seu blog necessita urgentemente de reforma. Uma delas pode ser o template.

- Tempo de Carregamento

Para grande parte das pessoas, a internet é assim: clicou, abriu. Se a sua página não abre rapidamente, o visitante, impaciente, sai sem ver o que procurava. Veja se seu template é pesado ou não.

- Compatibilidade com os navegadores e resoluções

Para seu template ser eficiente, ele deve ser compatível ao menos com os navegadores mais utilizados (Internet Explorer 7 e 8, Mozilla Firefox, Google Chrome e Safari) e com as resoluções de tela a partir de 1024x768 (800x600 está ficando ultrapassada, apesar de que ainda usam). Leia o artigo “Cuidados Com O Template Do Blog” e entenda esses problemas.

~> A decisão

Depois de analisar os pontos, você pode decidir se você deve mudar ou não o template de seu blog:

- Blog pesado e incompatível com algum navegador

Se o seu blog abre correta apenas no Firefox, por exemplo, não adianta um link “Use o Firefox”: você precisa adaptar seu blog aos outros navegadores; afinal, o navegador mais usado no mundo ainda é o Internet Explorer.
Nesse caso, você precisa mudar o template do seu blog.

- Blog pesado e com alta taxa de rejeição

A taxa de rejeição pode estar sendo causada pela demora no carregamento do blog. Talvez não seja necessário mudar o template. Tente reduzir o tempo de carregamento do seu blog.

- Blog incompatível com navegadores ou resoluções

Aprenda a usar o CSS e configure você mesmo o seu template. Ou então baixe um menos incompatível.

- Blog com baixa taxa de rejeição e qualquer um dos outros dois problemas

Se seu blog tem uma taxa de rejeição abaixo dos 50%, isso significa que os visitantes leem mais de uma página. Se isso acontece com um blog incompatível e/ou pesado, imagine o que aconteceria com um blog compatível e leve.
Se você acha que pode diminuir mais ainda a taxa de rejeição do blog otimizando o seu blog, tente Reduzir o tempo de carregamento do Blog ou resolver os problemas de incompatibilidade.

 

E então, beleza ou simplicidade?

Como eu disse, se seu blog é bonito, cheio de widgets, imagens ou cores, ele pode confundir os visitantes. Se o seu blog é simples demais, pode espantá-los. Tente unir as duas coisas e fazer um blog leve, com não tantos widgets inúteis e mesmo assim, atraente aos olhos do visitante e de fácil navegação.
Mas não é preciso baixar um novo template. Se você souber o básico do CSS, você pode fazer até um belo template a partir do Minima.

Dica

Faça uma enquete no seu blog perguntando aos seus visitantes o que eles acham do seu template e garanta a satisfação deles. Afinal, visitante satisfeito = blogueiro feliz!

Leitura Recomendada

A importância da Taxa de Rejeição do Google [Fique Rico]
Tutoriais CSS [Maujor]
Oito lindos templates para o Blogger [Templates novo Blogger]

1 Comentário [Comente também!]:

berna disse:

gostei, mais mesmo assim acho que devo mudar o template do meu blog. Só que não sei como, por isso estou fazendo um toor, achei seus conselhos interessante.obrigada.

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:

  • Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais
  • Não serão permitidos comentários com conteúdo referente à pirataria
  • Os comentários devem ter ligação direta com o assunto
  • Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs.
  • Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID
  • O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras
  • Os comentários não refletem a opinião do autor do blog
  • O autor do blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes