Uma coisa que nenhum blogueiro gosta: plagiadores. Plagiadores são como parasitas: você demora mais de uma hora escrevendo o seu post, publica e vem um desses e copia para o blog deles. E o pior: sem lhe dar os devidos créditos!
Pois é, mas não vai ser toda hora que um blogueiro vai ter idéia para criar um artigo. Então, nesse momento vai a um blog que ele segue, copia um artigo, cola um link do site/blog que ele copiou o artigo e posta em seu blog. Essa é a maneira correta de se copiar um artigo? Não. Então, vamos ver o que é considerado plágio e o que não é e como saber se você pode copiar conteúdo de um blog ou não.
Mas... O que seria necessariamente ‘plágio’?
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.Fonte: Wikipédia - Plágio
Agora que já temos uma definição para ‘plágio’, vamos saber o que é ou não considerado plágio:
O que é considerado plágio?
Você é um plagiador de blogs se você copia o conteúdo de um blog sem permissão do dono do mesmo e/ou dar créditos ao blog.
Então, se você copiar um artigo de algum blog, deixe o link completo do blog onde você tirou o artigo. Nada de dar links para a Home Page do blog (como http://semnome.net/). Coloque o link completo da postagem original (como http://semnome.net/2009/06/cuidados-com-o-template-do-blog.html).
A mesma coisa vale com imagens. Você deve dar os créditos ao autor da imagem original. Isso só não vale se você, como eu, faz suas próprias imagens no Photoshop.
O que não é plágio?
Se você citar um apenas um pedaço de um artigo dentro do seu e dar os créditos ao autor (como eu fiz acima com o texto da Wikipédia), isso não é plágio. Desde que, nos termos de uso ou na política de privacidade do blog/site, não tenha escrito que a reprodução total ou parcial do texto seja proibida.
Também não são considerados plágio:
- Posts com título igual ou com o mesmo tema
- Posts estilo “tutorial” com a mesma maneira de execução, desde que não sejam copiados
Como saber se posso copiar ou não uma postagem de um blog?
Mesmo que você copie artigos e dê os devidos créditos, ainda existem algumas coisas a se fazer antes:
- Procure os termos de uso do blog/site e procure algo que tenha a ver com cópia/reprodução de seus artigos.
- Verifique se o blog tem algum selo da Creative Commons ou um link com o nome “Alguns Direitos Reservados” (Some Rights Reserved). Leia o conteúdo do link para saber se você pode copiar artigos ou não.
- Procure no rodapé das postagens textos como esses:
É proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem prévia autorização do autor
Isso significa que você precisa pedir autorização ao autor para poder publicar alguma parte do artigo. Caso ele não permita, você não pode copiar nenhum trecho do post.
É permitida a reprodução total ou parcial deste artigo, desde que citada a fonte
Esse é o mais comum, onde você pode postar qualquer trecho desse artigo citando a fonte (completa, como disse anteriormente).
Se você ainda ficou com dúvidas se pode copiar ou não, não arrisque: crie o seu próprio artigo sobre o assunto. Se não conseguir criar, procure outro assunto para postar. Apenas não se arrisque. Plágio é crime!
Leitura Recomendada (nem tanto): A Importância de um bom conteúdo no site
[...]Leia o Texto Completo »